saiba mais sobre bentonitas

"O MINERAL DE MIL USOS"

ARGILO-MINERAL

Bentonita é o nome dado em comum para os aluminossilicatos argilosos que ocorrem pela conformação de certos minerais básicos (primários, secundários e/ou acessórios) mas que obrigatoriamente deve concentrar teores suficientemente elevados dos argilos-minerais elementares do grupo das Esmectitas, em especial do tipo Montmorilonita.

TECNOLOGIA CEDIDA PELA NATUREZA

A Montmorilonita e demais outros Filossilicatos se formam naturalmente através de atividades geológicas hidrotermais (processos físico-químicos) que levam milhões de anos para degradarem cinzas vulcânicas e/ou determinadas rochas/sedimentos resultando numa complexa metamorfose.

SÓDICA OU CÁLCICA ?

As Bentonitas são tipicamente classificadas com base em seus cátions intercambiáveis, como Sódicas ou Cálcicas, ou ainda, respectivamente, pelas capacidades de "Inchar" muito ou pouco na presença de água. Apesar dessa nomenclatura tradicional, seria melhor afirmar que as Bentonitas são poli-catiônicas, por não possuir somente um tipo de Íon, mas diversos, sendo, na verdade, o que muda as características, a proporção e prevalência de certos íons sobre os outros. Contudo permanece correto afirmar que quanto maior a quantidade de Íons Monovalentes de Sódio (Na+), que possuem forças de atração mais fracas, se observa uma maior capacidade de intumescimento, enquanto as com muitos Íons Bivalentes de Cálcio (Ca++), de atrações mais fortes, apresentam inchamento relativamente reduzido.

ATIVADA OU "NATURAL" ?

Esta é uma qualificação que também tem a ver com os cátions. Dependendo do objetivo, a configuração original dos Cátions pode ser alterada por via industrial. Por convenção, quando isso é feito dizemos que temos uma Bentonita Ativada, ao invés de Bentonita "Natural".

O processo de Ativação não torna o produto sintético, significando, apenas, um processo aplicado para que se revelem, numa determinada bentonita, as características que já aparecem originalmente nas de outras jazidas.

VALOR PARA A PESSOAS

A Montmorilonita possui partículas com pelo menos uma dimensão nanométrica e é o princípio ativo mais importante das Bentonitas. Corresponde à substância que mais contribui para as fantásticas propriedades que possibilitam as inúmeras e tão valiosas aplicações para a indústria/comércio, ciência e muitas outras situações do cotidiano das pessoas.

FÍSICO-QUÍMICA MINERAL

A Bentonita - (Na,Ca)0.33(Al,Mg)2(Si4O10)(OH)2 · nH2O - possui moléculas de estruturas de filossilicato com plaquetas/lamelas submicrométricas de arranjos cristalográficos octa e tetraédricos característicos e formando materiais com áreas superficiais muito altas ( ≈ 800 m2/g) com polaridade e cargas elétricas negativas que estão contrabalanceadas por cátions trocáveis.

múltiplas personalidades

As Bentonitas - as de fato caracterizadas - são conhecidas como o “Mineral de 1.000 Usos”.
Cada qualidade de bentonita encontrada em algum lugar do mundo tem um determinado conjunto maior ou menor de vocações a serem identificadas e desenvolvidas, o que se faz de acordo com um denso conhecimento e grande experiência nos respectivos tratamentos industriais, pré-seleções de mineral e montagens de formulações adequadas entre os diversos tipos.

know-how técnico

Destacadamente, após décadas de tradição, a BENTONISA pode fazer uma vasta gama de produtos comerciais, desde aglomerantes de areia verde para fundição de metais; impermeabilizantes em construções civis; produtos higiênicos para animais de estimação; revestimentos impermeáveis para uso ambiental; ligante para pelotização de minério de ferro; composto para lamas/fluidos para perfurações diversas e poços de petróleo; clarificantes de óleo comestível, vinhos e sucos; desintoxicante para rações de animais de corte; argila de bentonita para emulsões de asfalto, catalisadores, cosméticos, tintas, produtos farmacêuticos, para a indústria química em geral e outros...

deseja pesquisar POR

Tipos de Usos ou Tipos de Produto?

1. LISTA POR CARACTERÍSTICAS / PROPRIEDADES

2. LISTA POR ÁREAS DE aplicaçÃO /
FINALIDADES